A captação de talento millennial requer cuidar da experiencia do candidato o que potencia significativamente as propostas dos jovens, além de ahjudar a tua empresa a reforçar a sua imagen e contar com uma equipa de colaboradores mais felices.

Dar uma definição de quem saão os mellennials não é fácil mas muitos meios coincidem em:

Jovens nascidos entre 1980 até 2000, nativos digitais e hiperconectados, são exigentes, estão informados, tem consciência social e no que respeita ao trabalho, esperam relações próximas e um reconhecimento frequen te por parte dos superiores.

 

Os Millennials e o Trabalho

 

Segundo dados da fundação telefónica, os millennials europeus procuram quatro coisas nas empresas e por esta orden:

1 – Conciliação profissional e laboral

2 – Diversificação

3-  Formação e remuneração. (Estas duas ultimas com a mesma percentegem)

 

A estabilidade e uma boa remuneração estabelecem-na como um objetivo a 10  e é o que os diferencia das gerações anteriores, os millennials buscam “riqueza” defina como experiencia e não como dinheiro

Querem trabalhar em empresas que lhes permita priorizar as boas relações e um ambiente de trabaçho agradável antes que o êxito a qualquer preço, são seguiros de si mesmos e interessa-lhes crescer aprendendo.

 

Melhorar a experiencia do candidato millennial na captação de talento

 

A experiencia do candidato é a trajetória que percorre desde que encontra a nossa oferta de trabalho até que se incorpora na empresa.

 

A importancia de cuidar do proceso de captação:

 

Hoje em dia a situação especial do mercado de trabalho induz a cuidar do proceso de seleção e captação de talento. Faz ainda com que se obtenha um êxito empresarial. As pessoas fazem as empresas e os millenials possuem competencias especialmente valiosas. 

Estas são algumas das questões que demonstram essa importancia:

  1. A pesar de haver uma alta procura de Emprego não é fácil encontrar as competências necessárias para a nossa empresa, competências que nem sempre se obtêm através da fomação recebida em centros educativos e universidades.
  2. Um candidato indeciso entre duas ofertas de Emprego optará por aquela que lhe proporcione uma melhor experiencia no proceso de selecção.
  3. Tendo em conta as características especiais desta geração debemos cuidar das opiniões negativas contra a nossa empresa como empregadora. A tendencia a partilhar opiniões nas redes sociais incrementa-se no cado de serem negativas.
  4. Os millennials necessitam transparencia e informação acerca do posto de trabalho e as condições.

 

Fases do processo de seleção

 

O proceso de seleção começa mesmo antes de redigir a nossa oferta e não termina até a incorporação do candidato no posto oferecido.

 

Redigir a oferta de emprego

 

È a primeira fase do proceso, a relação com os nossos candidatos começa nesse momento e não quando seleccionamos as candidaturas apresentadas.

Não devemos esquecer as especiais características destes candidatos, nosso objetivo será evitar que se sintam frustrados depois da sua primeira entrevista por entender que a oferta nao corresponde com a realidade. Ser transparentes, informar das fases do proceso  e respeitar a nossa identidade corporativa facilitarão no ganar da confiança num primeiro contacto.

Em 80% dos jovens a primeira coisa que faz é para valorar uma oferta é procurar informação nas redes sociais e na internet, portanto a nossa imagen como empregador debe ser cuidada e atrativa, estes dois conselhos ajudar-nos-ão a consegui-lo.

  1. Dispor de uma informação online e atualizada aproximando o candidato à empresa.
  2. Criar conteúdo que seja de interesse. O formato video é muito atrativo para os jovens e partilhar testemunhos de outros colaboradores e imagens que mostrem as nossas atividades criam proximidade e confiança além de ajudar a projetar a sua participação na nossa equipa

 

Seleção

 

Nesta segunda fase, depois da inscrição dos candidatos na nossa oferta de Emprego, importa seleccionar e apostar naqueles jovens talentos que farão parte da nossa equipa e contribuirão para o êxito futuro.

Este tipo de candidatos gestionam as suas ofertas de trabalho maioritariamente através do telemóvel, usemos esta carcaterística a nosso favor e propocionemos uma comunicação fluídana qual possamos informar do estado da sua candidatura.

Data da seguinte entrevista, calendarizada e acordada, esclarecimento de dúvidas , solicitação de documentação, etc

A comunicação transparente com uma pessoa que será seu supervisor ajuda ao compromisso e , uma vez mais, a visualizar a sua futura integração na empresa, incluindo a comunicarmos a sua desistência se for o caso e não nos faz perder tempo.

Não perder de vista que o candidato evoluirá na empresa, atentemos nos detalhes:

  • Recebe-los pontualmente, num local adequado.
  • Falar da cultura da empresa e sobre a equipa com a qual colaboraría, incluindo uma visita às instalações, oferecer um café ou um copo de agua ajuda a criar um ambiente relaxado em no qual possa fluir a comunicação.
  • Não esqueçamos que os millennials preocupam-se com a flexibilidade, as oportunidades e formação, naõa deixe de falar sobre o tema.
  • Escutar as suas preocupações e responder às suas perguntas ou dúvidas da forma mais transparente possível, ser pridente na hora de vender o posto poupará seguir com um proceso que pode não ter êxito.
  • Não finalize a entrevista sem informar do passo seguinte: Vai haver uma segunda entrevista? Como lhe informaremos do resultado? Onde se pode dirigir para esclarecer as suas dúvidas?

 

Responder ao candidato

 

Chegados a este ponto teremos de dar respostas negativas e positivas. Nas nossas mãos está converter as respostas negativas em construtivas, continuar a cuidadar da imagen da nossa empresa e que todos os inscritos na oferta possam valorar a sua experiencia connosco como positiva.

As respostas negativas devem cumprir com uma série de premissas:

  • Informar rápidamente, não estamos a falar mal saia pela porta e que lhe comuniquemos nos cinco minutos seguintes que não é o nosso eleito, mas não esperar pelo final do proceso que pode durar semanas para comunicar a nossa decisão.
  • Se for possível dar algum conselho para melhorar, que é o que influiu na nossa decisão?, este tipo de candidatos agradecem a oportunidade de poder melhorar e aprender para futuros procesos de seleção.
  • Pedir também que valore a nossa empresa e o proceso de seleção, o que gostou e o que não gostou no proceso, como podemos melhorar para oferecer uma melhor experiencia. Que opinião leva da nossa empresa e se considera que somos um bom lugar para trabalhar e crescer.

 

No que tocas às respostas positivas, continua a ser importante a rapidez de comunicação da decisão, ainda que ha ja a ter em conta que o normal seja que o nosso candidato elegido, esteja em outros procesos de seleção e necessite de tempo para pensar na decisão.

Não esqueçamos que o nosso candidato é um recém licenciado ou que ainda esteja a estudar, temos de dar uma margen de tempo para pensar e que fale no seu contexto social. Encontramo-nos perante um possível primeiro Emprego que pode influenciar significativamente a sua trajetória profissional, a pressão não acrescenta valor.

A partir do memento em que nos comunica a sua aceitação devemos continuar a acompanha-lo no seu proceso de integração.

– Indiquemos claramente as datas previstas de cada tramite e a data de inicio da colaboração.

– Facilitar os trâmites

– Convidar para a próxima sessão de formação ou a uma reunião informal depois do trabalho proporcionará a sua integração e perceção de si mesmo como parte integrante da equipa.

 

Fazer com que fiquem

 

Agora começará outro desafio diferente para a nossa empresa: reter ese talento e estes são os principais fatores que motivam e retem os millennials:

  • Formação e aprendizagem continuas
  • Bomambiente de trabalho
  • Sentirem valorizados e escutados
  • Planos de carreira e com posibilidades de ascensão
  • Conciliação da vida familiar com a vida laboral
  • Salário emocional

 

Crês que a tua empresa cumpre estes requisitos? 

 

De nada serve se nao o comunicas convenientemente, faz saber aos teus possiveis colaboradores que poderão gozar de todas estas vantagens se integrarem o teu projeto.