Entre os días 24 e 31 e outubro, o CNSF -o CNSF – Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) dinamiza a Semana da Formação Financeira 2022.

A Semana da Formação Financeira é uma iniciativa que se realiza cada ano, em torno do Dia Mundial da Poupança (31 de outubro), e que tem como objetivo sensibilizar a população para a importância da formação financeira.

As varias atividades e iniciativas destinam-se ao público em geral e a grupos específicos, tais como empresários, professores ou estudantes, e o programa completo pode ser acedido no website do “Todos contam”.

O principal objetivo é sensibilizar a toda a sociedade da importância de adquirir e melhorar os conhecimentos económicos para a tomada de decisões responsáveis em diferentes fases da vida.

 

O que é a EDUCAÇÃO financeira?

 

A educação financeira é ensinar as pessoas a relacionarem-se e a gerirem corretamente o seu dinheiro. Hábitos como a poupança e o planeamento  financeiro, uma vez adquiridos, são de grande importância para enfrentar os diferentes desafios que encontramos nas nossas vidas e para garantir uma boa qualidade de vida, tanto agora como no futuro.

 

A educação financeira dá-nos a possibilidade de alcançar a estabilidade económica.

 

 

Tem inteligência financeira?

 

A inteligência financeira é na realidade uma habilidade adquirida que se desenvolve ao longo da vida.

A inteligência financeira entra em jogo na forma como resolvemos os problemas relacionados com o nosso dinheiro e, portanto, na tomada de decisões que irão afetar as nossas finanças.

Os três pilares sobre os quais repousa são:

– Controlo de despesas desnecessárias

– Desenvolver as estratégias de poupança corretas

– Desenvolver estratégias de investimento adequadas

– Encontrar novas formas de gerar dinheiro

Um elevado nível de competência financeira está associado a estratégias de compra racionais e comportamentos financeiros básicos mais responsáveis, tais como poupança a longo prazo.

Se nos concentrarmos nos mais jovens e tomarmos como referencia o último relatório PISA sobre competência financeira, que avalia o nível de literacia financeira dos jovens portugueses, verifica-se que 14% dos menores de 15 anos não atingem o nível mais básico de literacia financeira e apenas 21% revelaram conhecimentos sobre produtos e termos financeiros nível 2.

 

Estes são os mesmos jovens que vêem a sua estabilidade financeira ameaçada quando somos mais vulneráveis, como pensionistas.

 

Atingir a idade da reforma com uma economia saudável e rendimentos suficientes é um dos objetivos que todos devemos planear. Nunca é tarde demais para começar, mas fazê-lo a partir do momento em que começamos a trabalhar permitir-nos-á acumular mais capital com menos esforço.

Aceda a estes links se quiser saber quanto precisa de poupar para a sua reforma, dicas e outras questões a ter em conta:

 

Quero poupar para a reforma. O que devo ter em mente?
Poupar a longo prazo – Responsável pelo nosso futuro
Planear a reforma
Simulador da poupança
Ver

Os custos da ignorância financeira

 

Lendo uma fatura, apresentando uma declaração fiscal, diferenciando entre produtos de poupança garantidos e não garantidos, em suma, sem educação financeira suficiente tendemos a apostar o nosso dinheiro com base na confiança nas pessoas que nos aconselham, e não com base na compreensão dos produtos. Felizmente, esta tendência está a mudar, mas ainda precisamos de aprender o básico: como funciona o dinheiro, o que precisamos de fazer para planear o nosso presente e, consequentemente, o nosso futuro incerto como pensionistas, e estamos nesse caminho.

O desconhecimento financeiro implica custos significativos: pagar taxas mais elevadas, assumir riscos indesejados, acumular dívidas e taxas de juro mais elevadas sobre empréstimos são alguns deles.

 

O custo para a nossa economia doméstica é diretamente proporcional ao nosso nível de competência financeira.

 

Dicas básicas para melhorar a sua pontuação financeira

 

Melhorar os seus conhecimentos sobre finanças pessoais, como funcionam os cartões de crédito e empréstimos, aprender sobre opções de poupança para a reforma, impostos e seguros.
Comece a ler a secção financeira do jornal, siga alguns meios financeiros na rede, e pouco a pouco aprenderá conceitos que o ajudarão a construir uma base de conhecimentos financeiros.
Uma multiplicidade de recursos em linha espera por si, websites classificados por dificuldade ajudam-no a avançar. Outras opções? Recursos educativos, tutoriais, aplicações financeiras, um mundo de informação na ponta dos seus dedos ao clique de um botão.
Encontre um momento para ouvir a rádio, há programas de aconselhamento, debates …..
Há muitas opções para ajudar os seus filhos a aprender o básico, abrir uma conta poupança e ensiná-los a gerir a sua mesada, dar-lhes exemplos no seu dia-a-dia, encontrar recursos educativos orientados para as crianças.

Aqui estão links para banda desenhada gratuita:

Guardiões da Galáxia” e ” Os Vingadores: Salvando o dia ” publicados pela Marvel e Visa para explicar a diferença entre querer e precisar, bem como a importância de ter poupanças para situações de emergência ou planeamento a longo prazo.