O aparecimento do novo vírus SARS-Cov-2 catalogado como pandemia pelas suas especiaiscaracterísticas, provocou o estebelecimento de mediadas urgentes extraordinárias a nível mundial com o objetivo de salvaguardar a vida das pessoas. O impacto do Covid-19 nos Seguros de Vida, que asseguram tanto a vida das pessoas como o aforro a longo prazo para complementar a pensão de reforma, foi imediato.

 

Há que destacar que as companhias de seguros de vida estão satisfazendo atempadamente as indeminizações correspondentes às coberturas de falecimento dos seus segurados, além de terem criado, de forma voluntária e altruísta, o maior seguro coletivo da história de Espanha.

 

Fundo Solidário para pessoas do setor da saúde e lares de idosos

 

Mais de 100 seguradoras criaram um fundo solidário dotado de 38.000.000€ para cobrir as contingências de falecimento e hospitalização de mais de 700.000 pessoas que trabalham no setor da saúde e em lares de idosos; para mais informação pode consultar a página seguinte de UNESPA https://www.unespa.es/que-hacemos/coronavirus/.  Nos casos em que a sinistralidade seja menor que o fundo constituido, o remanescente será destinado a apoiar a investigação sobre o cornavírus

 

Aspetos sociais e económicos

 

O impacto da Covid-19 será manifesto em todos os aspetos sociais e económicos nos próximos meses. A sua rápida propagação por todo o mundo causou  milhares de mortos, especialmente na população acima dos 65 anos e com doenças pré-existentes, pelo que a Covid-19 foi considerada pandemia pela Organização Mundial da Saúde.  O impacto desta nova doença vai mais além das suas trágicas consequências em termos de vidas humanas. Para travar a expansão do vírus em quase todos os países aplicaram-se medidas de contenção, restrições da mobilidade e confinamento da população em geral, as quais provocaram uma paragem brutal da economia que poderá dar lugar a uma grave recessão económica a curto e médio prazo.

 

Choque de Oferta e Procura

 

A pandemia unida às medidas dos Governos colocaram simultaneamente tanto um choque na oferta, reduzindo a capacidade das empresas para desenvolver a sua atividade normal, como de procura, ao restringir a capaciade e o desejo de consumir em lugares confinados e submetidos a uma grande incerteza sobre o futuro próximo.

 

Desemprego

 

O aumento do desemprego que já se está a revelar de forma muito significativa na Europa e nos Estados Unidos e a elevada incerteza acerca das consequências sanitárias e económicas que terá a pandemia, reduzem o incentivo das empresas a investir ao invés aumenta a propensão à poupança.

 

Défice Público e Endividamento

 

O histórico aumento do défice público e do endividamento que os estados terão de assumir para fazer frente às consequências sanitárias, económicas e sociais da pandemia pode reduzir ainda mais a propensão dos agentes económicos a consumir e a investir , ao verem-se expostos a uma maior incerteza pela probabilidade de subidas de impostos para fazer fase ao desequilibrío das finanças públicas.

Como alternativa à subida de impostos, os Bancos Centrais também poderiam comprar toda a nova dívida, direta ou indiretamente expandido a massa monetária, o que poderia fazer perder a confiança do público na moeda como depósito de valor e derivar em elevadas taxas de inflação.

 

Ainda que finalmente se desenvolvam medicamentos e vacinas efetivos para o tratamento da Covid-19, durante muitos meses manter-se-ão os novos hábitos de distanciamento social (voluntários ou forçados) impactando negativamente em muitos modelos de negócio relacionados com o lazer, turismo, transportes, espetáculos e restauração.

 

A restruturação destes setores terá um grande impacto na economia ibérica tradicionalmente muito dependente do setor dos serviços e do turismo, agravando todos os efeitos atrás mencionados.

Estas expectativas económicas que poderiam não ser favoráveis para a nova contratação de seguros, vão-se traduzir em maniestações de vontade de proteção e de aforro a longo prazo que supõe o seguro de vida clássico.

 

O impacto da Covid-19 nos seguros de vida clássicos supõe um aumento de confiança dos segurados, tornando mais atrativos os productos com capitais garantidos e coberturas sem exclusões que oferece a España SA.